domingo, 22 de novembro de 2015

Dinossauros Carnívoros



                               

                                                                           Dinossauros Carnívoros 



                               
 
Velociraptor

Velociraptor era um dromeossaurídeo de médio porte, com adultos medindo até 5 m de comprimento, 2 m de altura no quadril, e pesando até 150 kg. O crânio, cresce até 25 cm de comprimento é curvo, côncavo sobre a superfície superior e convexo na parte inferior. As mandíbulas tem 26 a 28 dentes amplamente espaçados em cada lado, cada um mais fortemente serrilhado na extremidade traseira que a parte dianteira.
Velociraptor, como outros dromaeossaurídeos, tinha grandes mãos com três garras fortemente curvas, que são semelhantes e flexíveis aos ossos das asas dos pássaros modernos. O segundo dedo foi o mais longo dos seus três dedos, enquanto que o primeiro era o mais curto. A estrutura do carpo (pulso) com ossos impedido a pronação do punho forçou as 'mãos', a ter um superfície palmar virada para dentro (medial), e não para baixo. O primeiro dedo do pé, como em outros terópodes, era uma pequena garra de orvalho. 



                            
Dilofossauro

foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Jurássico. Media em torno de 6 metros de comprimento, 2 metros de altura e pesava cerca de 500 quilogramasO dilophossauro viveu na América do Norte e foi descoberto em 1942 no ArizonaEstados Unidos. Foi um dos primeiros grandes terópodes, possuía duas cristas na cabeça, formando uma espécie de "V", possivelmente usada para impressionar as fêmeas ou assustar inimigos. O dilofossauro tinha o mesmo tamanho aproximado de um Megaraptor, mas provavelmente bem menos inteligente; pois o dilofossauro provavelmente caçava sozinho, e o Megaraptor em bandos, o que fazia da caça dos Megaraptors mais bem sucedida. 



                           
Ceratossauro

Foi um dinossauro carnívoro e bípede que viveu no final do período Jurássico. Foi um dos maiores predadores do seu período (o período jurássico), parecido com o alossauro, mas menor; media de 4,5 a 6 metros de comprimento e pesava de 500 a 1000 quilogramas. Era capaz de caçar muitos animais de sua época, como driossauros e estegossauros. Poderia caçar até mesmo os grandes saurópodes, já que não era o maior dos predadores doJurássico, mas era grande o suficiente para matar enormes animais.
Restos fossilizados deste gênero foram encontrados na América do Norte e em Portugal . Uma das características que o distingue dos demais carnívoros com a mesma distribuição paleogeográfica é a presença de pequenos chifres que lhe ornamentavam o crânio, além de 4 dedos nas patas dianteiras, em vez de 3.

                        
                     
         Alossauro

Foi um tipo de dinossauro carnívoro e bípede, pertencente à família Allosauridae. Viveu no fim do período Jurássico em vários continentes (América do SulAmérica do NorteÁfricaOceânia e Europa (Ou seja, viveu em todos os continente excepto a Antártida e a Ásia). Media em torno de 9 metros de comprimento, podendo alcançar os 12 metros de acordo com alguns vestígios fósseis já que saurophaganax e epanterias possam ser alossauros realmente grandes ja que eram poucos , sendo 1% em seu habitat , tinha entre 2,1 e 5 metros de altura e pesava entre 1,5 e 3,6 toneladas (algo equivalente a um elefante, o tamanho é dependente da espécie). Provavelmente o Alossauro foi dos maiores dinossauros carnívoros do período Jurássico. Ele se destacava também não só pelo tamanho e pela mandíbula cheia de dentes afiados, mas também pelas duas cristas sólidas da cabeça, cada uma acima e na frente de cada olho, que talvez fosse o traço distintivo do gênero. Dentre suas presas, estavam animais como o apatossauro, o estegossauro, etc. E segundo estudos acerca do animal, acredita-se que mesmo com o tamanho imenso o alossauro seria um animal ágil, bastante rápido para o seu porte (podia atingir os 33 km/h) e perigoso, que costumaria caçar em bandos. Uma prova interessante acerca do instinto predatorial do alossauro talvez seja a da descoberta de mordidas de alossauros na cauda fóssil de um apatossauro, que deixa a impressão de que o alossauro mordeu sua cauda (que por coincidência é a principal defesa do apatossauro) com uma força intensa.


                                   
Carnotauro

Foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo, principalmente na região que é hoje a América do Sul. Ele também foi nomeado "Lagarto de Abel" quando em 1985 os paleontólogos argentinos (José Bonaparte e Fernando Novas) descobriram que ele era um carnívoro com o crânio diferente de todos os outros carnívoros que já haviam sido descobertos. O chamaram de Abelisaurus que significa "Lagarto de Abel". O carnotauro foi um grande predador, media em torno de 7,6 metros de comprimento e 3 de altura, pesava em torno de uma tonelada. Foi descoberto por um paleontólogo em Chubut, na Argentina e no Brasil.


Várias características do carnotauro chamam a atenção dos cientistas. Embora fosse carnívoro, foi observado nele uma característica comum apenas em herbívoros, a presença de pequenos chifres, acredita-se que eles eram usados em lutas com indivíduos da mesma espécie, já que são pequenos demais para terem sido usados na caça. Outras características impressionantes eram os pequenos olhos apontados para frente e os ossos da coluna com projeções em forma de asa. O focinho maciço sugere órgãos olfativos grandes e olfato apurado. A região em que o carnotauro foi encontrado era habitada por um dinossauro herbívoro saurópodo chamado chubutissauro, cerca de três vezes menor em comprimento. Acredita-se que o chubutissauro fosse a principal presa do carnotauro.


                              Carcharodontossauro
 
                  
Foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo. Media em torno de 14 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesava cerca de 7 toneladas . O seu nome foi inspirado no nome científico de outro grande predador: o tubarão-branco (Carcharodon carcharias).
O carcarodontossauro viveu na África, em locais onde hoje estão a Argélia (local da descoberta dos primeiros fósseis, em 1927), o Egito e a Tunísia, por exemplo. Existem sinais da presença de carcarodontossauros também na América do Sul, corroborando a teoria que os atuais continentes África e América do Sul tenham sido um único espaço em parte da era Mesozóica, o Gondwana, e que começaram sua separação há cerca de 135 milhões de anos. Esse assustador dinossauro é provavelmente um dos maiores e mais temíveis terópodes que já existiram.


Era relativamente veloz para seu tamanho: podia superar os 49 km/h e alcançar presas facilmente. Caçava em emboscadas, esperando que a presa aparecesse; tentava abatê-la com uma poderosa mordida. Caso fosse preciso, poderia persegui-la por longas distâncias. O carcarodontossauro tinha inteligência um tanto limitada: seu cérebro assemelhava-se ao do giganotossauro, outro dinossauro carnívoro muito parecido.
Embora seu comportamento social ainda não tenha sido devidamente estudado, estima-se que esse carnívoro fosse solitário, caçando presas sempre menores do que ele. Contudo, provavelmente casais dessa espécie se juntassem para cuidar das crias.



                           giganotossauro
       Giganotossauro

Foi uma espécie de dinossauro carnívoro gigante que viveu durante o período Cretáceo, há 100 a 94 milhões de anos na América do Sul, mais especificamente na Patagônia,região da Argentina, e foi um dos maiores dinossauros carnívoros que já existiram. Acredita-se que caçava em bandos, em ataques coordenados. Por serem muito grandes, acredita-se que um grupo de quatro ou cinco Giganotossauros poderia matar até mesmo um Argentinossauro
 

crânio do espécime encontrado na Argentina media 1,95 metros, de perfil mais longo que o usual para terópodes de seu tamanho. Através de estudos envolvendo microscopia eletrônica e densitometria óssea , os cientistas calcularam o quanto de peso a estrutura óssea do giganotossauro poderia suportar. Ao avaliar os resultados, chegaram à conclusão que o animal era ainda mais pesado que o tiranossauro em cerca de 1 tonelada. Seu cérebro se assemelhava a uma banana em tamanho e em formato. Acredita-se que tinha um bom olfato.



Tiranossauro Rex

o T-rex foi um carnívoro bípede com um crânio cilíndrico e uma grossa e musculosa cauda. Suas pernas eram longas e musculosas, mas seus braços eram extremamente curtos e finos, além desses animais também possuírem três dedos ao fim de cada perna e dois dedos nos braços. Na idade adulta um T-rex podia atingir até 6,5 metros de altura e 13 metros de comprimento. Seu crânio podia passar dos 1,5 metros, e com um peso de mais de 10 toneladas as fêmeas eram maiores que os machos. Um recente estudo comprova que o t-rex tinha a mordedura mais poderosa do planeta, sua mandíbula , exercia uma pressão de 6 toneladas , t.rex tinha 60 dentes mais de 20 centímetros cada um. Estima-se também que suas musculosas pernas permitiam que o animal atingisse uma velocidade superior a quarenta quilômetros por hora em uma corrida livre. 
Os tiranossauros pertenciam à espécie dos dinossauros terópodas e, quando adultos, alcançavam 6,5 metros de altura e máximo 15 metros de comprimento do crânio até o fim da cauda, com o peso estimado de mais de 10 toneladas.  Esses animais possuíam um crânio resistente, com uma circunferência média de um metro e meio, formado por vários filamentos de ossos interligados que eram conectados à coluna vertebral por um osso grosso e longo e foi animal mais completo e mais resiste da historia para terem mais informações basta pesquisar( national geographic t-rex ultimate survivor) , característica incomum entre os terópodes, que geralmente possuíam ossos mais leves. O pescoço também era grosso, musculoso e curto.
 pois enquanto a maior parte da comunidade científica descreve o T-rex como um hábil caçador, alguns pesquisadores afirmam que esses animais, na verdade, seriam seres puramente detritívoros, que simplesmente se alimentavam de carcaças ao invés de abater animais vivos.
T-rex eram extremamente grandes, segundo Horner uma melhoria evolutiva que lhe permitia sentir o odor decadáveres a grandes distâncias, semelhantes aos abutres atuais. Os dentes afiados do T-rex, que trituravam ossos com facilidade, seriam mais úteis para devorar uma carcaça do que para caçar um animal vivo. velocidade máxima do T-rex, que não passaria dos quarenta quilômetros por hora, o colocaria abaixo da média comparado a velocidade de outros caçadores.




                                      
Espinossauro

O Espinossauro foi o maior dinossauro terópode que já existiu, com adultos medindo em torno de 6 metros de altura, no máximo e 15 metros de comprimento e pesando possivelmente até 7 toneladas. Possuíam grandes prolongações espinhais nas vértebras de suas costas, as maiores podendo chegar a 2 metros o que lhe conferiu o nome de "lagarto espinho". Esses prolongamentos são recobertos por uma pele fina. Os cientistas cogitam como possíveis funções (independentes, mas não mutuamente exclusivas) dessa vela dorsal, a termorregulação (armazenando o calor do sol, dando-lhe a vantagem de ser mais ágil que os outros répteis), exibição (sexual ou para intimidação de rivais) ou apenas um efeito visual durante o nado. Seus braços eram extremamente longos que serviam para pegar grandes peixes. Ele foi o primeiro dinossauro semi-aquático a ser descoberto.


os espinossauros se alimentavam de peixes. Esse animal possuía as tradicionais características dos outro predadores, a não ser os dentes que eram retos e não curvados e os braços um pouco maiores. Em 2004 a revista Nature anunciou a descoberta de um dente de espinossauro embebido numa vértebra de pterossauro, o que sugere a existência de uma relação predador-presa.
Espinossauro era na verdade um pescador, como indicado por suas maxilares alongadas, dentes cônicos e narinas levantadas. A evidência mais direta para sua dieta vem de uma espécie relacionada, o Baryonyx, que foi encontrado com os ossos de peixes e de um jovem Iguanodon em seu estômago. Quando um dente de um espinossauro foi encontrado nos restos de um pterossauro, foi sugerido que o espinossauro seria um predador generalizado e oportunista. Assemelhando-se aos grandes ursos polares, sendo inclinado para a pesca,embora nada realmente foi provado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário